Qual a importância de se extrair o siso dente para a saúde bucal
O siso dente, chamado de terceiro molar, nasce entre os 16 e 20 anos de cada pessoa, por ser um dos últimos dentes permanentes a nascer, geralmente não existe mais espaço suficiente na boca para acomodá-los. Isso pode fazer com que o siso dente fiquem presos embaixo do tecido gengival o que pode vir a causar inchaço e dor no local. A maioria do siso dente que erupcionam vem a nascer mal posicionado, deitado ou torto não nascendo ou vindo apenas a sair parcialmente da gengiva.
Problemas que o siso dente pode causar
Quando o siso dente nasce de forma indevida é comum durante o processo o paciente sentir dor o que leva ele a procurar um dentista mais rapidamente. Mas, por vezes a dor pode não ser tão intensa, o que leva o paciente a adiar a cirurgia de extração do dente. No entanto, caso o siso dente não seja retirado no momento apropriado pode vir a trazer diversos problemas, entre eles os mais comuns são:
- Dentes tortos: A maioria das pessoas não possui espaço na boca para abrigas o siso dente e quando eles nascem acabam forçando espaço, o que pode causar a movimentação dos demais dentes que podem vir a girar e ficarem tortos e além de serem esteticamente ruins, acumulam mais sujeiras e bactérias, trazendo maiores problemas bucais;
- Gengivites e cáries: Um dos problemas desse mal posicionamento do siso dente, é a dificuldade de limpeza durante a escovação vindo a ocasionar o acúmulo de placa bacteriana e causar a gengivite, essas mesmas bactérias podem vir a causar também cáries e outros problemas mais sérios;
- Pericoronarite: O acúmulo de bactérias pode vir a causar inflamação nessa região, podendo causar um quadro de dor intensa. As bactérias começam a fazer processos de fermentação no dente que podem chegar à camada viva do dente, a polpa. Se elas vierem a cair na corrente sanguínea e o sistema imunológico do paciente estiver debilitado, essa inflamação pode se espalhar e vir a causar grandes problemas de saúde;
- Abcessos: abcesso dentário trata-se de um acúmulo de pus desenvolvido através de uma infecção causados por bactérias por conta do acúmulo de alimentos entre o espaço do dente e que se instalam entre a gengiva e os ossos do pescoço ou face.
Como é extraído o siso dente
A extração é realizada no consultório odontológico, dependendo do caso o dentista pode indicar a anestesia local ou geral. Após o procedimento de extração do siso dente, será necessário que o paciente morda suavemente uma gaze durante 30 a 40 minutos, para que seja estancado qualquer sangramento que possa vir a ocorrer.
Um pouco de dor e inchaço são normais após a extração, mas vai passar no decorrer dos dias, caso ela persista ou venha acompanhada de febre e sangramento é necessário procurar o dentista. A extração do siso dente não afeta de nenhuma a saúde bucal de uma pessoa, ela é realizada com o intuito de preservar a arcada dentária e facilitar na higienização bucal.