Conheça os sintomas de dente com canal inflamado
No momento em que uma cárie atinge a polpa do dente, causando a infecção na região, torna-se necessário realizar o tratamento de canal. Afinal, os sintomas de dente com canal inflamado impedem que o sujeito consiga levar a vida normalmente. Por isso, é importante procurar um dentista de confiança e altamente capacitado para realizar esse procedimento, já que assim é evitada a ocorrência de uma nova contaminação por causa de uma operação mal feita.
Para evitar a necessidade de realizar a endodontia (tratamento de canal), o paciente precisa seguir alguns cuidados essenciais, como realizar a higienização diária de forma adequada, aliando escovação e fio dental após todas as refeições, além do enxaguante bucal na parte da noite. Também revela-se necessário adquirir o hábito de visitar o consultório odontológico pelo menos duas vezes por ano para realizar a avaliação geral e limpeza dos dentes, prevenindo assim doenças e problemas bucais.
Sintomas mais comuns no canal inflamado
Os sintomas de dente com canal inflamado podem prejudicar a qualidade de vida como um todo, já que a pessoa passa a ter dificuldade em realizar atividades simples como a mastigação. Para constatar que o canal está inflamado, o dentista realiza uma avaliação geral da boca, além de perguntar quais são os sintomas que o paciente vem sentindo. Nesse caso, os sintomas de dente com canal inflamado mais comuns são:
- Dificuldade na hora de abrir a boca ou mastigar;
- Dor de dente;
- Dente escurecido;
- Inchaço nos gânglios do pescoço;
- Vermelhidão na área atingida;
- Drenagem de pus;
- Sensibilidade na região afetada.
Saiba como funciona a endodontia
Para tratar os sintomas de dente com canal inflamado, realiza-se a endodontia, que é um procedimento relativamente simples e amplamente realizado na maioria dos consultórios odontológicos existentes no Brasil. Para iniciar o procedimento, o dentista abre um buraco no dente, com a utilização de uma broca, e insere as limas (pequenas agulhas) para que elas cheguem até a raiz do dente.
Ao atingir a polpa infectada, o dentista a retira com a agulha, realizando assim a descontaminação e a limpeza do canal. Para finalizar o procedimento, o profissional coloca um cimento odontológico à base de hidróxido de cálcio no canal aberto. Já para fechar o buraco, ele costuma colocar uma coroa de dente.
Como a agulha pode atingir até mesmo o final da raiz do dente, é normal que os pacientes relatem a dor de dente após o procedimento, principalmente na hora da mastigação. Na maioria dos casos, a dor de dente some em duas ou três semanas, mas se permanecer, torna-se necessário visitar o dentista novamente.
Nessa situação, pode ter ocorrido uma quebra na coroa do dente, promovendo assim a dor de dente. Outra possibilidade é que a endodontia pode ter sido mal realizada, então o dentista não conseguiu eliminar todas as bactérias do canal. Por fim, existe também a chance de ter desenvolvido uma nova contaminação na região caso não tenha sido feita a obturação ou inserção da coroa no dente.