Conheça os sintomas da gengivite
A gengivite é uma doença bucal caracterizada como o estágio inicial da inflamação na gengiva. Os sintomas da gengivite podem ser diversos, mas recomenda-se procurar rapidamente um dentista ao verificar algum dos sinais do problema. Afinal, caso não seja tratada, essa doença pode se desenvolver para a periodontite, considerada uma inflamação ainda mais severa.
A inflamação na região gengival acontece por causa do acúmulo de bactérias dentro da boca, já que certamente o paciente não realiza a higienização bucal da maneira correta, então não consegue eliminar as placas bacterianas. Caso sejam calcificadas, as placas bacterianas se transformam em tártaros, que causam uma irritação na gengiva e podem desenvolver a inflamação.
Quais são os sintomas da gengivite?
Ao marcar uma consulta com o dentista, inicialmente ele precisa fazer uma avaliação geral da boca do paciente. Além disso, ele também realiza um questionário a fim de descobrir os hábitos e o histórico de doenças. Nesse momento, é importante que o paciente diga também os problemas que passou a sentir para que o profissional realize um diagnóstico adequado. Se for a gengivite, os principais sintomas são:- Gengiva inchada;
- Retração gengival;
- Sangramento ao escovar os dentes ou passar fio dental;
- Gengivas afastadas dos dentes ou separadas, provocando o surgimento de uma bolsa entre os dentes;
- Mau hálito.
Tratamento para a gengivite
Para tratar os sintomas da gengivite, somente um profissional capacitado consegue desinflamar a gengiva e devolver a saúde bucal para o paciente. Com esse objetivo, o dentista primeiro avalia o paciente e, se necessário, pede que ele faça alguns exames para comprovar a doença.
Com o diagnóstico da gengivite em mãos, o profissional está apto para realizar o tratamento. No início, ele certamente vai realizar a profilaxia, que é a limpeza completa dos dentes. Nesse procedimento, ele consegue eliminar as placas bacterianas invisíveis a olho nu, os tártaros e as cáries, para que a região bucal fique saudável.
No caso do estágio inicial da inflamação da gengiva, provavelmente o problema é curado e os sintomas da gengivite desaparecem. No entanto, se a inflamação estiver avançada, o profissional também pode recomendar o uso de alguns antibióticos como cefalexina, clindamicina, amoxilina, clordox e flanax.
Como evitar a gengivite
A maioria dos problemas ou doenças bucais poderiam ser evitados caso o sujeito cuidasse adequadamente da saúde bucal. Por isso, é importante realizar a higienização da boca diariamente de modo correto, utilizando a escova de dente, fio dental e antisséptico bucal. Tanto a escova quanto o fio dental devem ser usados logo após as refeições. Já o enxaguante é recomendado durante a noite, pois o baixo fluxo salivar estimula a proliferação de bactérias, então o antisséptico bucal ajuda a manter a região bucal limpa por mais tempo.
Além disso, as visitas semestrais ao dentista se tornam fundamentais. Afinal, o profissional consegue realizar a limpeza geral da boca e permitir que o paciente evite o desenvolvimento de doenças como a gengivite. Por isso, a higienização bucal diária e as consultas periódicas no dentista são essenciais.