Quais possíveis causas de um sangramento na gengiva e seus devidos cuidados
Um sangramento na gengiva é um alerta do seu corpo informando que algo não vai bem, em alguns casos este sangramento atrapalha a limpeza adequada da boca, vindo a causar maiores problemas no futuro. A principal causa de um sangramento na gengiva se deve a sua inflamação, uma condição comum, mas existem muitos outros fatores que podem desencadear esse tipo de sangramento, uma visita ao dentista ajudará no diagnóstico e como proceder com um devido tratamento.
Higiene bucal inadequada
Um dos principais fatores de agravamento para um sangramento na gengiva e a falta de higiene bucal do paciente, o que muitas vezes gera uma inflamação no local. Isso acontece quando a placa bacteriana se forma nos dentes mal escovados, através dos restos de alimentos que ficam entre o espaço da gengiva e os dentes, fazendo assim com que sulco gengival sofra maiores riscos. A placa bacteriana libera toxinas através das bactérias que desencadeiam a inflamação e danificam o tecido gengival ao redor dos dentes estimulando o corpo a produzir e enviar mais sangue a região afetada, fazendo assim com que o sangramento da gengiva ocorra durante a escovação:
- Gengivite: Um sangramento na gengiva pode indicar uma inflamação na região, conhecida como gengivite, causada pela remoção inadequada de restos de alimentos e placa bacteriana na região dos tecidos gengivais;
- Periodontite: A causa de um sangramento na gengiva pode alertar o paciente para o caso de uma periodontite, que se trata de uma inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes, um agravamento da gengivite, que ao não ser tratada de forma correta a inflamação avança para os ossos dos dentes;
- Tabagismo: Uma das substâncias contidas no cigarro conhecida como nicotina reduz a circulação do sangue nas gengivas, fazendo com que a pessoa não perceba os sintomas de doenças na gengiva até que ela esteja em um estágio mais avançado;
- Alterações hormonais da gravidez: As alterações hormonais durante uma gravidez podem causar um sangramento na gengiva, uma vez que nesse estado os hormônios femininos, progesterona e estrogênio, aumentam os vasos sanguíneos e facilitam os sangramentos em alguns lugares do corpo que possuam uma maior circulação sanguínea como a boca.
Higienização da boca de forma correta
Escovar os dentes e utilizar o fio dental diariamente são alguns dos cuidados básicos da saúde bucal. Parar a escovação por conta de um sangramento é um erro, porque isso pode fazer com que a infecção na gengiva venha a intensificar. A placa bacteriana é um dos problemas que devem ser combatidos vindo a ser removida, para que assim o sangramento da gengiva não venha mais a ocorrer. O uso de escovas dentais apropriadas, além dos demais produtos de higiene bucal como o fio dental e o enxaguante bucal são indispensáveis.
O sangramento na gengiva pode acontecer por diversos fatores, variando assim o modo de tratamento para cada caso de acordo com o diagnóstico final do dentista. Por isso, é necessário consultar um profissional e seguir sempre a risca suas orientações, para que assim o paciente conquiste uma melhor saúde bucal e fique longe de maiores riscos de problemas dentais.