Vantagens da prótese fixa sobre implante
A prótese fixa sobre implante é indicada pelos dentistas aos pacientes que sofreram perda de um ou poucos dentes, enquanto os outros ao redor na arcada dentária ainda estão saudáveis. Esse tipo de prótese se aproxima bastante do aspecto de um dente natural e, por isso, revela-se como uma das escolhas principais para quem deseja obter um sorriso completo novamente.
A perda de dentes é um acontecimento que não prejudica somente a aparência como também funções essenciais do organismo, como a mastigação, a respiração e a fala. Portanto, a prótese fixa sobre implante se torna uma ótima opção para quem também deseja recuperar a qualidade ideal desses funcionamentos.
Quando colocar a prótese fixa sobre implante
Apenas um profissional verdadeiramente qualificado pode avaliar e explicar ao paciente se ele precisa ou não fazer uso da prótese fixa sobre implante. Por outro lado, os casos mais comuns de necessidade dessa prótese que costumam aparecer nos consultórios odontológicos surgem devido aos seguintes fatores:
- Endodontia (tratamento de canal);
- Perdas;
- Fraturas;
- Cáries graves;
- Quebras.
Como é colocada a prótese fixa sobre implante
Antes de realizar a inserção da prótese, o dentista precisa colocar o implante, que serve para dar suporte à prótese. Com a utilização de uma broca, ele abre um buraco na gengiva e instala o implante, caracterizado como um parafuso feito de titânio. Dessa forma, ele finaliza a inserção do implante e, em outra consulta, coloca a prótese fixa.
Em casos de colocação de somente uma prótese, primeiro o profissional realiza a preparação da prótese e confecciona um dente provisório. Depois disso, ele fabrica a moldagem no gesso para trabalhar a prótese. Em seguida, o dentista faz a prova da prótese fixa e, para finalizar, a cimentação dela. De acordo com o tempo de cada profissional e a especificidade do caso, todo esse processo pode levar de duas a quatro sessões. No entanto, se o paciente precisar de uma quantidade maior de próteses, talvez a operação leve um pouco mais de tempo.
Conheça também o implante imediato
O implante imediato é denominado dessa forma porque se trata da colocação de um implante logo após a extração do dente natural. Geralmente, esse processo é feito quando ocorre enfraquecimento do dente natural. Especialistas acreditam que esse procedimento evita problemas futuros, já que, quando ocorre a exodontia (retirada do dente), a arcada dentária se movimenta para tentar fechar o buraco e isso pode causar um desalinhamento em toda a arcada.
No procedimento para inserção do implante imediato, o dentista primeiro retira o dente natural com o mínimo de trauma possível. Logo em seguida, ele instala o implante ao abrir um buraco na gengiva. Após a inserção do parafuso, o dentista ainda coloca uma prótese, comumente feita de cerâmica, para substituir o dente natural. Dessa forma, o paciente entra no consultório com um dente fraco e sai com outro perfeito. No entanto, esse procedimento não pode ser feito em todos os casos, já que depende bastante do volume ósseo disponível no paciente.