Saiba mais sobre a prótese dental
Amplamente procurada em consultórios odontológicos, a prótese dental é uma opção recomendada para pessoas que perderam alguns ou todos os dentes. Além de influenciar na autoestima e confiança do sujeito, a ausência de dentes ainda prejudica o funcionamento adequado de funções relacionadas à dicção, mastigação e respiração.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 50% dos adultos brasileiros têm 20 ou menos dentes funcionais. Já entre os idosos, esse número é ainda mais assustador, já que 70% deles não têm a quantidade ideal de dentes funcionais. Para quebrar esse obstáculo, a prótese dental se revela como uma interessante alternativa no ramo da odontologia.
Tipos de prótese dental
Antes de realizar a colocação da prótese dental, primeiramente o paciente precisa se consultar com um dentista de qualidade para que ele possa indicar a prótese ideal. Nesse caso, as opções disponíveis nos consultórios odontológicos são:
- Prótese dental parcialmente fixa: conhecida como ponte ou coroa, essa prótese é mais recomendada para quem perdeu um ou poucos dentes, enquanto os outros ao redor continuam intactos. A maior vantagem dessa prótese é a sua semelhança com um dente natural;
- Prótese dental removível: popularmente conhecida como dentadura, essa é a prótese indicada para quem perdeu grande quantidade de dentes ou todos eles. A prótese dental removível pode ser inserida de forma bastante fácil na gengiva, não apresentando, assim, nenhuma dificuldade para colocá-la ou tirá-la no dia a dia;
- Prótese dental parcialmente removível: nessa prótese, são utilizados grampos para que ela fique firme na boca, revelando a opção ideal para quem perdeu uma quantidade considerável de dentes. O maior benefício dessa prótese é que ela evita o desgaste dos dentes próximos por não necessitar de encaixe;
- Prótese dental flexível: esse tipo se revela como uma opção concorrente à prótese parcialmente removível, pois é feita em resina flexível e não tem a necessidade da utilização de grampos. A prótese flexível tem uma aparência mais natural e é mais comum em idosos;
- Prótese sobre implante: os implantes funcionam como substitutos das raízes dos dentes, por isso servem de suporte para a prótese. Nesse caso, o dentista primeiro marca uma consulta para colocar o implante e depois agenda outro dia para inserir a prótese.
Vantagens da prótese dental
A utilização da prótese dental promove diversas vantagens ao paciente em áreas como mastigação, fonética e estética. No primeiro caso, a dentição completa possibilitada pela prótese permite que o paciente tenha uma melhora significativa na função mastigatória e, consequentemente, digestória. Em relação à dicção, vale destacar que a fala também pode sofrer uma mudança com a prótese, permitindo assim que o indivíduo seja melhor compreendido pelas pessoas ao redor.
Já em relação à estética, é normal que a falta de dentes possa afetar tanto a confiança quanto a autoestima do sujeito, porque é uma característica física muito evidente. Com a prótese dental, o paciente pode adquirir mais confiança e melhoria da autoestima. Dessa forma, recomenda-se realizar esse procedimento, pois ele só oferece vantagens para quem decide aderi-lo.