Conheça os benefícios do plano odontológico familiar
O cuidado ideal com a saúde bucal precisa se tornar um hábito na vida das pessoas, já que afeta o funcionamento de todo o corpo. Afinal, uma aparentemente inofensiva e simples dor de dente pode se agravar e impossibilitar que o sujeito consiga continuar com as atividades cotidianas.
Nesse sentido, os planos dentais se popularizaram bastante ao longo dos últimos anos, pois se tornaram mais acessíveis financeiramente. Um deles é o plano odontológico familiar, que fornece diversas vantagens para quem o contrata, dentre eles a maior comodidade e facilidade para agendar exames e consultas, diagnosticar e tratar problemas ou doenças bucais, além de também preveni-las por meio de equipes especializadas.
Vantagens do plano odontológico familiar
Com o objetivo de cuidar da saúde bucal de toda a família, algumas pessoas preferem o plano odontológico familiar. Nesse caso, torna-se possível incluir os filhos, o casal e até mesmo os pais e as mães das pessoas que vão contratar o plano. Essa é uma opção bastante recomendada para quem deseja incluir os membros da família num plano odontológico.
No entanto, para que se torne viável financeiramente, é necessário analisar o perfil dos possíveis dependentes, como idade, estilo de vida e doenças pré-existentes. Todas essas características tanto podem baratear quanto aumentar o preço mensal do plano odontológico familiar, então vale a pena analisar essa opção com cuidado.
Vantagens do plano odontológico individual
Para quem colocou na ponta do lápis o valor do plano familiar e constatou que não seria econômico, outra opção é contratar o plano odontológico individual. Nesse caso, o cliente tem acesso a diferentes vantagens, como:
- Tempo de carência reduzido em relação aos planos de saúde comuns;
- Tratamentos preventivos e corretivos;
- Urgência e emergência disponíveis 24h;
- Custo-benefício mais interessante em consultórios particulares;
- Cobertura nacional;
- Equipes altamente capacitadas e especializadas.
Outros tipos de planos odontológicos
Além do plano odontológico familiar e individual, ainda é possível escolher outros dois tipos de plano. No coletivo por adesão, os beneficiados costumam ser sindicatos e associações de determinadas profissões. Dessa forma, a modalidade do plano leva em conta as características do grupo como um todo e não dos indivíduos.
Outra opção é o plano empresarial, que é contratado por uma empresa pública ou privada. Esse tipo de plano se revela bastante econômico e pode ser descontado diretamente na folha de pagamento, podendo ser adquirida por empresas de pequeno, médio e grande porte. Com isso, o beneficiado não possui nenhum contato com boletos ou burocracias, já que a própria empresa ou alguma empresa terceirizada se encarrega da responsabilidade.
Vale lembrar que o plano de saúde individual, ainda que apresente vantagens, pode ser a opção menos recomendada das quatro, dependendo do estilo de vida do beneficiado. Afinal, essa costuma ser a escolha mais cara de todas e sofre reajustes mais altos anualmente, além de contar com uma inflexibilidade contratual. Portanto, antes de contratar esse plano, recomenda-se analisar as outras modalidades para ver se é possível se encaixar num tipo de plano que seja mais econômico.