Saiba como passar dor de dente
Quem já sentiu dor de dente provavelmente tentou diferentes métodos caseiros para aliviar o desconforto, mas vale lembrar que somente o dentista pode solucionar o problema. A dor pode ter diversas causas e soluções, então testar uma receita caseira sobre como passar dor de dente pode até amenizar a situação, mas não irá resolvê-la.
Causas da dor de dente
No período do inverno, as pessoas geralmente passam a sentir mais dor de dente, já que a sinusite é bastante comum nessa estação por causa das ocorrências de resfriado e gripe. Dessa forma, os dentes superiores começam a apresentar maior sensibilidade, o que causa um aumento da dor na região. Além desse motivo, existem outros fatores que promovem o aparecimento da dor de dente, como:
- A inflamação na gengiva, caracterizada como gengivite ou periodontite, dependendo da gravidade;
- Cárie, cuja lesão deve ser retirada por meio da obturação, caso seja superficial, ou endodontia, se tiver atingido a dentina e contaminado o canal;
- Bruxismo, pois o ato de ranger os dentes inconscientemente pode provocar dor;
- Surgimento ou inflamação do siso;
- Retração gengival;
- Traumas dentários;
- Sensibilidade;
- Feridas expostas.
Outros sintomas da dor de dente
Quando surge um incômodo na região bucal, geralmente ele está acompanhado de outros sintomas. Por isso, é importante que o paciente note as diferenças que surgiram para que possa explicar com exatidão ao dentista, pois só assim será capaz de passar dor de dente com um diagnóstico correto e um tratamento específico. No geral, os sintomas mais comuns são:
- Sensibilidade ao ingerir alimentos ou bebidas quentes e frias;
- Inchaço da mandíbula ou no rosto;
- Dor ao morder e mastigar alimentos;
- Sangramento de um dente ou da gengiva;
- Inchaço ao redor do dente;
- Lesão ou trauma na área;
- Mau hálito;
- Gengivas inchadas e doloridas.
Tratamentos utilizados para passar dor de dente
Como a dor de dente pode surgir por diversos motivos, não existe um padrão específico na hora de curá-la. Por isso, o dentista realiza uma avaliação e diagnóstico geral para decidir o melhor tratamento para o paciente. Nesse caso, os mais comumente utilizados são o tratamento de canal, gengiva e a obturação.
No tratamento de canal, o profissional insere limas, que são pequenas agulhas, no dente que está infectado até a raiz. Depois dessa etapa, ele retira a polpa infectada e tampa o canal com um cimenta odontológico. Para fechar o buraco no dente, normalmente é colocada uma coroa e assim o procedimento é finalizado.
Já na obturação, o dentista retira o tecido que foi contaminado superficialmente no dente, restaurando-o com resina ou liga de prata ou ouro, dependendo do dente que foi atingido. Já no tratamento de gengiva, o profissional realiza uma limpeza geral na região, removendo tártaros e bactérias para que a inflamação seja reduzida. Caso seja necessário, o dentista também pode prescrever um antibiótico para diminuir a infecção e passar dor de dente. Dessa forma, ao marcar uma consulta com um profissional capacitado, o paciente possui maiores chances de voltar à vida normal.