Saiba o que é mancha marrom no dente
Ao longo da vida, é possível desenvolver manchas de diferentes colorações na arcada dentária. Uma delas é a mancha marrom no dente que pode ser originada tanto pelo consumo frequente de produtos pigmentados quanto por algum problema ou doença bucal. Por isso, para saber o diagnóstico dessa mancha, é importante marcar uma consulta com o dentista para que ele possa avaliar e tratar o caso.
Por que surge a mancha marrom no dente?
O aparecimento da mancha marrom no dente pode ser sinal de cárie. Nesse caso, o indivíduo pode também sentir dor de dente, mau hálito, sangramento na gengiva e sensibilidade na região afetada. Ainda que a cárie seja a causa mais comum da mancha marrom no dente, esse tipo de macha também surge devido outros fatores.
O tártaro, caracterizado como placas bacterianas calcificadas, também é capaz de deixar uma cor marrom nos dentes. Inicialmente, o tártaro pode aparecer amarelado, mas se não for tratado, ele passa a escurecer e ficar numa tonalidade amarronzada, originando a mancha marrom no dente. Além disso, deixar de tratar o tártaro pode causar outros problemas, como as doenças periodontais (inflamação na gengiva).
No entanto, os especialistas afirmam que, após a cárie, a causa mais comum para a mancha marrom no dente é a pigmentação proveniente do consumo de produtos específicos, como chá, café, cigarro, vinho e mate. Por isso, recomenda-se não consumir esses produtos em excesso.
Como evitar o surgimento da mancha marrom no dente
Na maioria dos casos, a mancha marrom no dente pode ser prevenida com cuidados simples que podem ser realizados frequentemente pelo indivíduo, como:
- Higienização bucal realizada pelo menos três vezes por dia e corretamente, aliando escova dental, pasta de dente recomendada pelo dentista, fio dental e antisséptico bucal na parte da noite;
- Evitar o consumo em excesso de produtos pigmentados;
- Aderir a uma alimentação saudável e balanceada;
- Frequentar o consultório odontológico semestralmente para fazer a limpeza geral na boca.
Tratamento da mancha marrom no dente
Após avaliar e diagnosticar a causa do surgimento da mancha marrom no dente, o dentista é capaz de iniciar o tratamento ideal para o paciente. Se ele estiver com uma cárie, é realizada a obturação, removendo assim o tecido contaminado e restaurando o dente. Caso a cárie tenha atingido a raiz do dente, contaminando a dentina, o profissional precisa fazer a endodontia. Nesse procedimento, o dentista consegue remover a polpa infectada, fecha o canal com um cimento odontológico e o dente com uma coroa.
Se o paciente estiver com tártaro, o profissional realiza a raspagem para removê-lo, aplicando também flúor se for necessário. Em casos de mancha por conta de pigmentação, torna-se necessário realizar algum procedimento estético, como o clareamento dental que pode ser caseiro, à laser, farmacêutico ou com luz de LED. Outra opção é inserir as facetas de porcelana, que são capazes de modificar o tamanho, o formato, a posição e a cor do dente. Dessa forma, existem diferentes opções para tratar a mancha marrom no dente.