O que causa mancha escura no dente?
A mancha escura no dente, inegavelmente, tira o brilho e a beleza de qualquer sorriso, mas por mais esteticamente incomoda que ela possa ser, é sempre possível reverter este quadro. Basta que o paciente alinhe os cuidados básico de higiene com tratamentos odontológicos específicos. Neste artigo, iremos apresentar quais são as causas da mancha escura no dente e indicar os melhores tratamentos para combater esta patologia. Confira!
Causas
A mancha escura nos dentes é causada, geralmente, por fatores externos, maus hábitos alimentares e, principalmente, uma higiene bucal feita de forma incorreta. Porém, em alguns casos, a mancha escura no dente também pode estar relacionado a traumas, quedas, fraturamentos, causas biológicas e, algumas vezes, até alterações genéticas. Veja algumas das principais causas dessa patologia:
Cigarro
O cigarro é um dos principais causadores de mancha escura no dente, sendo também um dos inimigos número um de um sorriso bonito e bem cuidado. Causada por fatores externos, as manchas provocadas pelos cigarros resultam da presença de nicotina, tabaco e mais de outras quatrocentos substâncias químicas e industrializadas que se acumulam no dente, destruindo o seu esmalte. Muitos fumantes também mantém o hábito de consumir café e cigarro ao mesmo tempo, essa prática potencializa o surgimento de mancha escura no dente.
Bebidas
As bebidas (naturais, artificiais e alcoólicas) que apresentam tonalidades escuras e o uso de corantes também podem ocasionar mancha escura no dente, isso acontece porque esse pigmentos deixam resíduos na boca que se fixam no esmalte do dente e destroem essa proteção, causando as manchas de tonalidade acinzentada. São exemplo de bebidas prejudiciais aos dentes o café, o vinho e o refrigerante.
Traumas
A mancha escura no dente causada por traumas, no geral, é resultado de um sangramento interno originado após uma queda ou batida. É muito importante que o paciente tenha consciência que quando a mancha escura no dente aparece após um trauma, é necessário que ele vá imediatamente ao seu dentista, para que este profissional possa avaliar se houve ou não algum prejuízo mais grave. Se ignorados, estes traumas podem resultar até na perda dentária.
A manchas escura no dente, interna ou externa, pode resultar também de outras causas patológicas, como por exemplo:
- A presença de cárie;
- O uso incorreto de aparelhos, sejam eles fixos ou removíveis;
- A ingestão de flúor;
- E por condições genéticas e biológicas, como hipoplasia do esmalte, desordem gerada pela formação incompleta do esmalte dentário.
Tratamento
Como já dito anteriormente, qualquer mancha escura no dente deve ser avaliada primeiramente, por um cirurgião dentista, que será responsável por identificar as causas e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente, todos focando na remoção da mancha escura no dente e na revitalização do sorriso. Em alguns casos, o dente volta a ter sua cor natural, porém, em outros a mancha só pode ser amenizadas.
Os tratamentos para mancha escura no dente incluem técnicas de clareamento que podem ser feitas em casa ou no consultório, a cobertura do dente com laminas de porcelanato ou resina, além de uma limpeza profunda no dente. Mudar os hábitos alimentares, vencer vícios e investir na higienização da boca também pode ajudar a prevenir o aparecimento de mancha escura no dente.