Inflamação na gengiva como tratar?
Também conhecida como gengivite, a inflamação na gengiva como tratar consiste em uma infecção causada pelo acúmulo de placa bacteriana e/ou tártaro na linha que fica entre as gengivas e os dentes. Para reverter os sintomas dessa inflamação e impedir que ela progrida para um caso mais sério, como doença periodontal é necessário fazer um acompanhamento junto a um cirurgião-dentista.
Durante o tratamento de inflamação na gengiva como tratar, o paciente deverá se submeter a alguns procedimentos simples, como:
- Avaliação, limpeza e remoção de toda a placa bacteriana e tártaro presente nos dentes;
- Instruções para uma higienização caseira correta, visando diminuir a inflamação na gengiva como tratar;
- Acompanhamento regulares junto ao dentista, para verificar o progresso do caso;
- Reparar e higienizar os aparelhos ortodônticos, próteses e acessórios que possam estar aumentando esta inflamação.
O tratamento de inflamação na gengiva como tratar é feito através da limpeza dos dentes, conhecida como profilaxia. Na profilaxia, o cirurgião dentista remove todo o tártaro e placa acumulados na superfície e base dos dentes. Este tratamento, na maioria dos casos, é ágil, seguro e eficaz fazendo com que o problema da gengivite, se tratado logo início, seja resolvido rapidamente.
No entanto, para que a inflamação na gengiva como tratar não retorne, é importante que o paciente continue a manter as boas práticas de higiene em casa, sobretudo com uso de fio dental e escova de dentes. Inclusive, o dentista pode orientá-lo neste processo.
Medicamentos utilizados
Alguns medicamentos, como a amoxicilina, a cefalexina, clindamicina, clordox e o flanax são os mais utilizados pelos cirurgiões dentistas durante o tratamento da inflamação na gengiva como tratar. Porém, é de extrema importância ressaltar que somente um médico especialista, após diagnosticar clinicamente o seu caso, poderá receitar a dosagem e o medicamento mais indicado para o seu tratamento, bem como o tempo de duração correto. Um paciente nunca deve por sua saúde em risco e se automedicar.
Dicais que auxiliam no tratamento
Vá ao consultório de um cirurgião dentista, se submeta a uma avaliação clínica e de risca todas as orientações do seu médico e as instruções presentes na bula dos medicamentos, não interrompa e nem aumente o medicamento sem o aval e a aprovação prévia de um especialista. Algumas medidas caseiras, também podem ajudar a amenizar os incômodos da inflamação na gengiva como tratar:
- Use apenas escova de dentes macia e com cerdas boas, troque de escova três em três meses;
- Utilize o fio dental, religiosamente, todos os dias no vão entre os dentes e na linha que divide os dentes e a gengiva;
- Se for possível, opte pelo uso de uma escova de dentes elétrica, mais eficaz na remoção de placa bacteriana;
- Escove os dentes, pelo menos, três vezes ao dia e após cada uma das refeições, evitando o acúmulo de resíduos no dentes;
- Pergunte ao seu dentista se, em seu caso, vale a pena ou não fazer o uso de enxaguantes bucais e antissépticos.
É imprescindível que o paciente mantenha sempre uma boa higiene bucal, para que assim, a inflamação na gengiva como tratar não reapareça. Também é preciso que os pacientes percebam que a gengivite é apenas o estágio inicial e mais leva de uma doença periodontal, que, se não tratada rapidamente e de forma eficaz, pode afetar toda a estrutura dentária e provocar a queda dos dentes.