Quais as causas mais comuns para uma inflamação na gengiva e como ele deve ser combatido
Um dos problemas bucais mais comuns é a inflamação na gengiva, conhecida pelos dentistas como gengivite, causada pela má higiene bucal. Essa inflamação na gengiva, ocorre por conta do acúmulo da placa bacteriana e restos de alimentos ingeridos que ficam presos nos espaços entre os dentes e a gengiva. Em alguns casos o paciente não sente dor nessa região, mas apresenta sangramento constante durante a escovação ou o uso do fio dental e uma coloração da gengiva mais avermelhada.
Causas comuns de uma inflamação na gengiva
A principal causa de uma inflamação na gengiva é a falta de higienização bucal. Quando restos de alimentos são deixados nas superfícies e entre os dentes, mesmo não sendo visíveis, ocorre o acúmulo de bactérias que vem a formar a placa bacteriana. Com o decorrer do tempo essa placa pegajosa e incolor se desenvolve e endurece, se transformando no tártaro, que só consegue ser resolvido através de um procedimento realizado em um consultório com o dentista.
A inflamação na gengiva é uma resposta do organismo ao tentar se defender dessas bactérias e da contaminação. Algumas das causas que podem ajudar com o aparecimento da gengivite são:
- Fatores sistêmicos, como alterações hormonais que podem ocorrer durante a puberdade e gravidez e diabetes. Pacientes com essas pré-disposições aumentam as respostas inflamatórias do corpo;
- Discrasias sanguíneas alteram as funções imunológicas, também alterando assim a resposta gengival podendo gerar uma inflamação na gengiva;
- Alguns tipos de medicamentos específicos podem gerar aumento gengival, aumentando assim também a reposta defensiva em relação ao acúmulo de placa, vindo a gerar a inflamação na gengiva;
- Algumas deficiências nutricionais também podem estar relacionadas a inflamação na gengiva, sendo uma resposta gengival exagerada;
- Restaurações mal adaptadas também favorecem o acúmulo de placa bacteriana ou geram um trauma que desencadeia a inflamação na gengiva.
O que fazer quando a inflamação na gengiva surgir?
A higienização bucal através da escovação dos dentes e utilização do fio dental diariamente são alguns dos cuidados básicos da saúde bucal. Parar a escovação por conta de um sangramento é um erro, porque isso pode fazer com que a inflamação na gengiva venha a se intensificar.
A placa bacteriana é um dos maiores problemas a serem combatidos deve ser removida, para que assim o sangramento da gengiva não venha mais a ocorrer. O uso de escovas dentais apropriadas, além dos demais produtos de higiene bucal como o fio dental e o enxaguante bucal são indispensáveis.
Após notar os sintomas da gengivite como sangramento durante a escovação, inflamação na gengiva, mau hálito, gengiva inchada e avermelhada é indicado procurar a ajuda de um especialista em um consultório odontológico. Nessa consulta o dentista realizará uma avaliação para diagnosticar a causa da inflamação na gengiva, analisar o caso e definir o diagnóstico e tratamento. Vale ressaltar que a busca pelo especialista ajuda a evitar a evolução da inflamação na gengiva que possam vir a causar maiores problemas futuros.