Dicas sobre o implante dentário passo a passo
Quem sofreu a perda de grande parte dos dentes certamente já pensou em aderir a algum dos procedimentos odontológicos para ter um sorriso completo novamente. Nesse caso, vale a pena saber como é o implante dentário passo a passo. Essa operação oferece muitos benefícios ao paciente, como a não-rejeição do corpo ao implante, um tempo curto de cirurgia (aproximadamente 30 minutos para cada implante) e a possibilidade de duração indeterminada do implante caso o paciente siga o cuidado ideal com a saúde bucal.
Ainda que seja um procedimento altamente vantajoso, geralmente os planos odontológicos não cobrem. Por isso, o paciente que decide fazer a inserção do implante dentário passo a passo precisa reservar uma quantia significativa. De qualquer forma, vale a pena investir nesse procedimento, já que ele possibilita a recuperação adequada das funções mastigatórias, respiratórias e da fala.
Procedimentos pré-operatórios
Antes de fazer a inserção do implante dentário passo a passo, o paciente precisa seguir algumas etapas no dentista, para que assim seja possível verificar se ele pode realizar a cirurgia. Nesse caso, existem as seguintes fases:
- O dentista analisa a região bucal para verificar se o paciente tem tártaros, cáries ou outros problemas bucais, então retira-os antes de fazer a cirurgia;
- Para que seja possível fazer implante dentário passo a passo, o paciente precisa fazer uma radiografia panorâmica para que o dentista analise a altura óssea do local onde será feita a cirurgia;
- O paciente precisa também realizar uma tomografia computadorizada para que o dentista saiba exatamente a largura e altura do osso;
- Caso seja necessário, o dentista pode solicitar exames complementares, como exames de sangue para avaliar possíveis alterações no organismo do paciente.
Opções de implante dentário passo a passo
Ao marcar uma consulta com o profissional que irá fazer a inserção do implante dentário passo a passo, o paciente tem acesso a diferentes tipos de implante. Em relação ao material, o cilindro de titânio é o mais comum tipo de implante dentário utilizado. A vantagem do titânio é ser altamente resistente, além de ser leve e compatível com o organismo do ser humano.
Segundo os especialistas em implantologia, a zircônia é um potencial substituto ao titânio, mas ele ainda não é amplamente utilizado e os estudos a respeito desse material como implante não são conclusivos. De qualquer forma, é inegável que a sua cor branca é muito semelhante ao dente e apresenta ótima resistência.
Em relação ao formato, o paciente pode ter que usar o implante curto. Apresentando dimensões bem pequenas e perfuração mínima na estrutura óssea, o implante curto é indicado para os pacientes que não têm a quantidade óssea suficiente e não pretende fazer enxerto ósseo, pois é um procedimento caro.
Outra possibilidade é realizar a inserção do implante dentário protocolo. Esse tipo é ideal para quem perdeu muitos dentes e utiliza a dentadura diariamente. Com o implante protocolo, torna-se possível colocar uma prótese fixa para que o paciente tenha maior comodidade e mobilidade na região bucal.