Gengiva sangrando, quais possíveis causas e o melhor tratamento
Uma gengiva sangrando é um alerta de que a saúde bucal não anda bem, podendo ser uma inflamação na gengiva causando assim a gengivite, ou uma inflamação no periodonto que causa a periodontite. Gengivas saudáveis não sangram, elas possuem um tom róseo e são levemente pontilhadas, já as gengivas inflamadas são mais escuras flácidas e sensíveis, sangram facilmente e exalam um odor desagradável.
Falta de cuidados na higiene bucal
A falta de uma higiene adequada na boca é a principal causa para uma gengiva sangrando, por conta de uma inflamação. Isso acontece porque a placa bacteriana se forma nos dentes mal escovados, através dos restos de alimentos que ficam nos espaços entre a gengiva e os dentes, o sulco gengival sofre os maiores riscos. A placa bacteriana libera ácidos metabólicos nocivos conhecidos como endotoxinas, que afetam o sistema imunológico e contribui para o mau cheiro. E isso, desencadeia a inflamação que causa o enfraquecimento da região, sendo essa a causa da gengiva sangrando. Outros fatores que contribuem para uma gengiva sangrando:
- Gengivite: Uma gengiva sangrando pode indicar uma inflamação na região, conhecida como gengivite, causada pela remoção inadequada de restos de alimentos e placa bacteriana na região da linha da gengiva;
- Periodontite: A causa de uma gengiva sangrando pode também ser pela periodontite, uma inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes, se trata de agravamento da gengivite, que ao não ser tratada a inflamação avança para os ossos dos dentes;
- Tabagismo: A substância do cigarro conhecida como nicotina reduz a circulação do sangue nas gengivas, o que pode fazer com que a pessoa não perceba os sintomas de doenças na gengiva até que ela esteja em um estágio mais avançado;
- Alterações hormonais: As alterações hormonais durante uma gravidez podem ser a causa da gengiva sangrando, uma vez que nesse estado os hormônios femininos, progesterona e estrogênio, aumentam os vasos sanguíneos e facilitam os sangramentos em algumas partes do corpo como a boca.
Formas corretas de higienizar a boca
Caso perceba a gengiva sangrando, considere como um alerta de que a higiene bucal não está sendo realizada de forma devida. Escovar os dentes e utilizar o fio dental diariamente são alguns dos cuidados básicos da saúde bucal. Nunca se deve parar a escovação por conta de um sangramento, porque isso pode fazer com que a infecção na gengiva venha a piorar. A placa bacteriana deve ser removida, para que assim a gengiva sangrando não venha mais a acontecer. O uso de escovas dentais apropriadas, além dos demais produtos de higiene bucal como o fio dental e o enxaguante bucal são indispensáveis.
A gengiva sangrando pode ter diversas causas, sendo assim o modo de tratamento para cada caso pode variar de acordo com o diagnóstico do dentista. Por isso é necessário consultar um profissional e seguir sempre a risca suas orientações, para que assim o paciente conquiste uma melhor saúde bucal e fique longe dos riscos de problemas dentários maiores no futuro.