Descubra a causa da gengiva preta
Ainda que muitas pessoas acreditem que a saúde bucal envolve apenas os dentes, vale destacar que as gengivas também fazem parte dessa região e merecem ser cuidadas de forma adequada. Afinal, caso não seja devidamente higienizada, essa área pode desenvolver alguns problemas ou doenças bucais, mas a gengiva preta não é uma delas. Ainda que seja confundida com um problema de saúde, a gengiva escura não interfere na saúde bucal do paciente
Cerca de 70% das pessoas que buscam um consultório odontológico possuem uma doença bucal que está relacionada à gengiva, como a gengivite e a periodontite. Se ambas não forem tratadas, o paciente pode desenvolver o enfraquecimento dos dentes, possivelmente ocasionando uma perda parcial ou total dos dentes.
Por que surge a gengiva preta?
O surgimento da gengiva preta está ligado a diferentes fatores. Para saber exatamente a causa, torna-se necessário marcar uma consulta com um dentista, para que assim ele faça uma avaliação geral, diagnóstico e possível tratamento para o caso. Na maioria das vezes, a gengiva preta está relacionada às seguintes causas:
- Uso do medicamento antimalárico, que evita ou cura a malária;
- Uso do medicamento ciclofosfamida, utilizado no tratamento do câncer;
- Infecção, como a gengivite (inflamação da gengiva) e periodontite (inflamação severa da gengiva);
- Trauma dental, como a queda;
- Melanoma, caracterizado como um tumor raro que afeta a cavidade oral, representando somente 0,5% das ocorrências de tumores malignos da região bucal;
- Hábitos como ingestão de alguns alimentos, consumo de cigarro e goma de mascar;
- Implantação acidental de amálgama, voltada para a restaurações dentárias, cuja utilização está em desuso atualmente;
Como tratar a gengiva preta?
Especialistas indicam que a produção excessiva de melanina devido aos melanócitos (produtores do pigmento melanina) podem causar manchas escuras e irregulares. Essas manchas são mais comuns em pessoas negras ou asiáticos, interferindo somente na estética e não na saúde delas. Para quem se incomoda com a gengiva preta, existem alguns tratamentos que podem ser aderidos.
No caso da pigmentação causada pela melanina, o paciente pode realizar um peeling de gengiva, promovendo um clareamento das manchas. Nesse procedimento, o dentista realiza uma raspagem na camada mais superficial da gengiva, já que a melanina está presente nas células epiteliais existentes nas camadas superficiais gengivais. Algumas pessoas conseguem resultados bastante satisfatórios logo após as primeiras sessões. Nesse sentido, a necessidade de repigmentação é apontada pelo dentista, que verifica o caso do paciente e pode repetir o processo a longo prazo até conseguir o resultado final esperado.
De qualquer forma, caso a gengiva preta seja um problema para o paciente, torna-se necessário marcar uma consulta com um profissional altamente qualificado, para que assim ele realize o tratamento de forma adequada. Nesse caso, recomenda-se um dentista especializado em periodontia (tratamento de gengiva), pois ele é o mais qualificado na área.
Afinal, o paciente pode estar com uma inflamação gengival, necessitando assim realizar uma limpeza geral na área, removendo placas bacterianas e tártaros, a fim de devolver a saúde bucal de qualidade ao paciente.