Saiba como tratar a gengiva inflamada com pus
Ao perceber que possui a gengiva inflamada com pus, o indivíduo precisa procurar rapidamente um consultório odontológico, pois pode ter desenvolvido a gengivite, periodontite ou o abscesso dentário. Além disso, costumam aparecer também outros sintomas das doenças periodontais, por isso recomenda-se marcar uma consulta com um especialista em periodontia.
No caso do abscesso dentário, o paciente apresenta uma bolsa de pus no dente provocada por uma infecção. Já o caso de gengivite e periodontite é um pouco mais delicado, pois as gengivas podem ficar tão danificadas ao ponto de causarem o enfraquecimento ou a perda total ou parcial dos dentes.
Principais sintomas das doenças periodontais
A inflamação na região gengival acontece devido ao acúmulo de bactérias, já que o paciente provavelmente não realiza a higienização bucal de forma correta e, por isso, não realiza a remoção das placas bacterianas. Se elas forem calcificadas, as placas bacterianas se transformam em tártaros, que podem provocar a irritação na gengiva e, possivelmente, a sua inflamação. No geral, os sintomas mais comuns das doenças periodontais são:
- Gengiva inchada;
- Mau hálito;
- Dentes soltos;
- Gengiva inflamada com pus;
- Afta;
- Dor de dente;
- Gengivas separadas ou afastadas dos dentes, formando uma bolsa entre eles;
- Sangramento na hora de escovar os dentes ou passar fio dental.
Tratamento para a gengiva inflamada com pus
Com o objetivo de tratar a gengiva inflamada com pus, somente um profissional capacitado pode desinflamar o local e promover uma saúde bucal de qualidade ao paciente. Para que isso seja possível, inicialmente o dentista realiza um diagnóstico do problema, por meio de uma avaliação bucal minuciosa, além de realizar um questionário com o paciente a respeito dos seus sintomas, hábitos e históricos de doença. Em alguns casos, o profissional também pode solicitar uma bateria de exames para comprovar a doença.
Após o diagnóstico, em caso de gengivite ou periodontite, o profissional realiza a profilaxia, que é a limpeza completa da região bucal. Nesse procedimento, ele consegue eliminar as placas bacterianas invisíveis a olho nu e os tártaros, descontaminando a região. Nos casos de inflamação em estágio inicial, esse procedimento costuma ser suficiente. Já em situações mais avançados, o profissional também pode receitar ao paciente algum dos seguintes antibióticos:
- Cefalexina;
- Clindamicina;
- Clordox;
- Flanax;
- Amoxilina.
Como evitar a gengiva inflamada com pus
Alguns problemas bucais não podem ser evitados por se tratarem de questões genéticas, enquanto outros só existem devido aos hábitos incorretos dos pacientes. Nesse sentido, a higienização correta é uma das principais aliadas para obter uma saúde bucal de qualidade. Por isso, os dentistas recomendam que os pacientes escovem os dentes e passem fio dental após as refeições, para que assim as bactérias não se proliferem na região.
Já o antisséptico bucal é indicado para ser utilizado à noite, pois a pouca produção salivar durante o sono estimula a presença de bactérias, então o antisséptico ajuda a manter o local limpo por mais tempo. Além disso, a visita semestral ao dentista é fundamental, pois assim é possível realizar a profilaxia e evitar doenças ou problemas bucais.