Soluções para gengiva inflamada
Gengivite ou gengiva inflamada é caracterizada por uma inflamação da gengiva que acaba por afetar um ou mais dentes. Na maioria das vezes, a inflamação é provocada pela placa bacteriana, também chamada de biofilme. Este tipo de inflamação acontece quando a higiene bucal não é realizada de forma eficaz. Assim, num primeiro momento, quando a pessoa percebe a gengiva inflamada, não há ainda comprometimento do osso e do tecido alveolar, mas ainda assim é preciso tomar providências.
Desse modo, se não for tratada adequadamente, a gengiva inflamada pode evoluir para a periodontite, que se caracteriza, por sua vez, por uma forma mais grave da doença que acaba por comprometer todos os tecidos que circundam o dente e que garantem sua sustentação, sendo assim, uma condição mais séria.
Se isso chega a acontecer, a inflamação da gengiva provoca determinadas substâncias na saliva que acabam por fixar-se na placa bacteriana e agrava a situação. Tal complicação pode criar uma espécie de bolsa periodontal, que começa a forçar toda a estrutura e afastar a gengiva dos dentes. Nesse caso, as consequências são a contaminação por bactérias e o desenvolvimento de um tártaro difícil de remover.
Motivos que levam à gengiva inflamada
Em quase todos os casos, a causa mais frequente da gengiva inflamada é exatamente a falta de higiene bucal adequada, principalmente quando não há o uso do fio dental, que provoca o acúmulo da placa bacteriana na gengiva e nos dentes. O problema pode ainda ter outras causas como má oclusão, tártaro, cáries, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarro, medicamentos específicos e a exposição da pessoa a metais pesados.
A condição da gengiva inflamada pode acontecer também em fases da vida como a puberdade, durante a menstruação, na gestação e na menopausa. Tal problema se sucede porque provavelmente, nesta fase, ocorrem as alterações hormonais de forma mais intensa.
E há, ainda fatores que estão associados a outras causas, como:
- A herpes labial;
- A aids/HIV;
- A diabetes;
- A epilepsia;
- A leucemia;
- A falta de algum tipo de vitamina no organismo.
Acontece, em alguns momentos, que a gengiva inflamada, que pode ser gengivite ou periodontite, está também relacionada a alguns fatores genéticos. A informação e a pesquisa genéticas são importantes, pois, ao saber disso, as pessoas devem procurar ajuda médica e, sobretudo, tomar atitudes preventivas que podem evitar que o aparecimento do problema. Quem identifica histórico familiar dessas patologias deve redobrar os cuidados com a higiene e acompanhamento do dentista.
Agravamento
Os casos inflamatórios e infecciosos relacionados ao dente do siso, por exemplo, quando este não está bem posicionado podem ser determinados por bactérias presentes na cavidade bucal que, penetrando no espaço entre o dente e a gengiva, criam um processo inflamatório e infeccioso do mesmo, origem à essa inflamação aguda. A gengiva inflamada em estágio avançado, pode causar um dente inchado na região e nos dentes, que podem ficar parcialmente irrompidos. A gengiva inflamada fica muito dolorida e com vermelhidão.
Assim, quando há o aparecimento de dor na região ou no canto da mandíbula, onde o dente do siso está localizado, e inchaço, é bom procurar ajuda médica. Se a dor aumenta com os movimentos da mastigação, e além disso, a mucosa apresenta-se vermelha e inchada, é mais uma razão para tomar cuidado. Esta condição pode piorar, causando dor mais intensa e muitas vezes irradiada no ouvido, com dificuldades para mastigar e engolir.