Descubra como fazer canal
Como a boca é uma área escura e úmida, torna-se propícia a ter o desenvolvimento de bactérias. Por isso, é extremamente importante seguir os cuidados necessários com a região bucal. Caso a higienização diária não seja feita de forma correta, existe a possibilidade de ter o dente infectado por uma cárie que atingiu a dentina. Quando isso acontece, o paciente precisa fazer canal para descontaminar a região.
Fazer canal no dentista
A endodontia é o termo técnico utilizado para tratamento de canal, em que o dentista realiza a limpeza do dente contaminado por uma cárie que atingiu até a raiz. Dessa forma, recomenda-se um profissional que seja especializado em fazer canal, já que um tratamento mal realizado pode resultar em uma nova contaminação e causar dor de dente intensa na região.
Por outro lado, não é muito fácil encontrar um profissional especializado em tratamento de canal que ofereça consultas e tratamentos a preços acessíveis. Nesse sentido, recomenda-se a contratação de planos odontológicos que contem com uma ampla rede de profissionais especializados em diferentes áreas da odontologia.
No procedimento da endodontia, inicialmente o dentista abre um buraco no interior do dente, com a utilização de uma broca, para que possa atingir a raiz do dente. Logo em seguida, ele insere limas, que são pequenas agulhas, para chegar ao interior do dente contaminado e remover a polpa infeccionada. Assim, o profissional consegue fazer a descontaminação e higienização da região. Para finalizar o procedimento, o profissional coloca um cimento odontológico, geralmente feito de hidróxido de cálcio, no canal aberto. Já para fechar o buraco no dente, ele utiliza uma coroa fechada geralmente com resina.
Cuidados necessários após fazer canal
Assim como todo procedimento odontológico, o paciente precisa seguir algumas recomendações essenciais do dentista para que tenha uma recuperação rápida e satisfatória. Ainda que não seja exigido grandes cuidados, a endodontia necessita que o paciente realize os seguintes passos:
- Evitar mastigar em cima do dente tratado;
- Manter a higienização correta diária da região bucal, utilizando a escovação e o fio dental após as refeições, além do enxaguante bucal na parte da noite;
- Evitar comer alimentos duros;
- Retornar ao dentista a cada seis meses para realizar a limpeza geral dos dentes.
Dor de dente após a endodontia
Por ser um procedimento odontológico invasivo, já que as agulhas chegam até a raiz do dentes, é normal que os pacientes percebam uma sensibilidade maior na região e, consequentemente, dor de dente. No entanto, se essa dor não passar em, no máximo, três semanas, isso pode indicar outro problema.
Nesse caso, pode ter surgido uma nova contaminação, pois a falta de obturação ou coroa após o tratamento pode promover uma a proliferação de bactérias na região do canal. Outra possibilidade é a fratura, já que a coroa colocada no dente pode ter quebrado, causando dor no dente e na gengiva. Além disso, a endodontia pode ser sido mal realizada, porque o dentista não conseguiu remover todas as bactérias ao fazer canal, causando a sensação de dor de dente. Nesses casos, é possível que o paciente tenha que realizar a endodontia novamente.