Dicas sobre a extração do dente do siso
Os sisos, chamados também de terceiros molares ou dentes do juízo, são os últimos dentes que nascem nas arcadas dentárias, cuja erupção ocorre por volta da adolescência e da fase adulta. No total, existem dois superiores e dois inferiores, mas nem sempre eles nascem. Nesse caso, são chamados de sisos inclusos.
Ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre é preciso realizar a extração do dente do siso, pois algumas pessoas têm o dente na arcada dentária e ele não prejudica em nada. Dessa forma, recomenda-se primeiro conversar com um cirurgião para saber se a remoção é ideal em cada caso.
Saiba quando fazer a extração do dente do siso
Geralmente, as pessoas decidem realizar a extração do dente do siso quando ele passa a inflamar com frequência. Por se localizar em uma região difícil de higienizar entre a gengiva e o dente, o siso pode inflamar e causar intensa dor. A pericoronarite (inflamação do siso, em que a gengiva recobre o dente) causa dor de dente, mandíbula, cabeça, inchaço e até mesmo pus, por isso os dentistas recomendam a extração nesse caso.
Outro motivo para fazer a extração do dente do siso é o desalinhamento da arcada dentária. Como os sisos nascem por volta dos 17 aos 25 anos, é provável que não exista espaço suficiente para ele na arcada dentária. Dessa forma, o siso pode provocar o desalinhamento dos dentes, resultando na necessidade de inserção do aparelho ortodôntico.
Cuidados essenciais após a extração do dente do siso
Assim como todo procedimento odontológico, a extração do dente do siso exige que o paciente siga adequadamente as recomendações dadas pelo cirurgião. Afinal, a recuperação e o resultado satisfatório também dependem disso. Nesse sentido, os principais cuidados pós-cirúrgicos são:
- Escovar os dentes com muito cuidado;
- Colocar compressa de bolsa fria ou gelo na região operada;
- Não fumar ou consumir bebidas alcoólicas;
- Seguir uma dieta líquida e gelada nos três primeiros dias e, depois desse período, consumir comida pastosa por mais quatro dias;
- Evitar falar muito;
- Tomar corretamente os medicamentos prescritos pelo cirurgião.
Como acontece a cirurgia
Após constatar que o caso do paciente demanda a extração do dente do siso, o dentista marca uma data para realizar a cirurgia. No dia do procedimento, ele aplica uma anestesia local onde será retirado o dente. Depois, ele afasta o siso dos outros dentes e o puxa com uma alavanca. Após retirar o dente, o profissional fecha o local com pontos.
Caso tenha algum resquício do dente, o dentista também o retira. Nas situações em que o paciente possui sisos inclusos, que provocam o empurramento dos dentes ao redor, o profissional primeiro remove o osso que está cobrindo o dente e depois realiza a extração do dente do siso.
Geralmente, a cirurgia demora cerca de 30 minutos, mas em alguns casos pode durar somente cinco minutos. Dessa forma, tanto a necessidade da retirada do dente quanto o tempo de cirurgia varia bastante de acordo com o caso do paciente.