Por que tenho dor de dente?
A sensação de dor de dente parece ser uma das mais difundidas na humanidade e incômodas também, né? Isto, porque a cárie dentária é uma doença fácil de ser adquirida e acaba sendo a principal causa da dor de dente.
A cárie é causada diretamente pela ação dos ácidos que vêm do açúcar, amido e germes, ou por bactérias, que vivem na superfície dos dentes e causam a incômoda dor de dente. Além disso, condições genéticas também influenciam o fato de as pessoas desenvolverem ou não cáries com mais facilidade. Em outras palavras, algumas pessoas têm menos predisposição para cáries que outras.
Mas, uma coisa é fato: quanto mais um indivíduo ingere açúcares e amidos, mais ácidos se formam na cavidade bucal e mais facilmente ele terá dor de dente. O ácido causador atua no esmalte dos dentes, e pode provocar infiltração, formando uma cavidade ou buraco, e depois a deterioração, que provoca a dor de dente.
Se o local da cárie não for limpo a tempo, e preenchido com material especial pelo dentista, a polpa exposta pode ser infectada e uma espécie de abcesso se forma, provocando a dor de dente. O abcesso é um acúmulo de pus que se forma no final da raiz do dente. A partir de então, a infecção pode se espalhar por todo o corpo, o que caracteriza um caso grave e novamente a dor se apresenta de maneira forte.
Como evitar dor de dente?
Ainda que estejam diretamente relacionadas, dor de dente e cárie não são a mesma coisa, pois os dentes de certas pessoas podem ser menos resistentes que os de outra, e existem muitas razões para a dor, como a sensibilidade ou fatores genéticos. Um elemento importante, que pode amenizar ou prevenir a dor de dente é a condição dos dentes. Por exemplo, se o esmalte está em mau estado, isso facilita sua deterioração rápida.
Causas mais comuns que ocasionam dor de dente e cáries:
- Quando há excesso de açúcar;
- Quando há excesso de amido;
- Quando a higienização é feita de forma precária;
- Por causa da sensibilidade.
Atenção, sempre!
Embora alguns fatores como um acidente ou problemas mais sérios de saúde apresentarem-se, frequentemente, como causadores da dor de dente, o principal cuidado que se deve ter é, sem dúvida, com a higiene bucal diária e bem-feita.
Quando restos de alimentos permanecem por muito tempo nas rachaduras que dividem um dente do outro, pequenas partículas tornam-se um local propício para as bactérias que produzem os ácidos. Os mais perigosos são aqueles mais difíceis de limpar, ou seja, a superfície interna dos dentes.
Assim, a escovação é essencial, além do fio de fio dental diariamente. Visitas constantes ao dentista são, sem dúvida, a melhor maneira de evitar a tão temida dor de dente. Cuidar dos dentes é um hábito que deve ser ensinado aos pequenos e deve ser mantido ao longo dos anos, como uma prática necessária.
Com todos esses cuidados, a temida dor de dente não terá vez. Não se deve descuidar desse sintoma em nenhuma situação, sobretudo quando se refere a uma dor duradoura e que acaba por afetar outras áreas da boca, ou uma infecção que pode se espalhar pelo corpo.