Dicas para desinflamar dente
Ao longo da vida, não é incomum que o dente fique inflamado por diferentes motivos. Quando isso acontece, é importante marcar rapidamente uma consulta com o dentista para que ele possa diagnosticar e tratar o caso.
Algumas pessoas optam por testar receitas caseiras enquanto não agendam a visita ao profissional, mas vale destacar que isso pode agravar ainda mais a situação. Com isso, para desinflamar dente, é recomendado não utilizar procedimentos duvidosos em casa, mas marcar uma avaliação com um dentista.
Sintomas do dente inflamado
Para descobrir se o dente está inflamado, o dentista precisa primeiramente avaliar a saúde bucal do paciente, analisando também os sintomas que ele têm sentido. Nesse caso, os sinais mais comuns de que o dente apresenta uma inflamação são:
- Inchaço na região inflamada;
- Dor de dente;
- Em casos de infecção, o paciente pode apresentar febre;
- Dificuldade para mastigar na região dolorida;
- Sangramento ao passar o fio dental ou escovar a região bucal;
- Dificuldade para engolir alimentos ou abrir a boca.
Causas do dente inflamado
Após analisar os sintomas, o profissional precisa diagnosticar o paciente para, assim, conseguir desinflamar dente. Grande parte dos problemas bucais surgem devido à inflamação, mas as principais causas costumam ser:
- Siso: por estar numa região difícil de higienizar corretamente, as bactérias se proliferam com mais facilidade e podem dar origem à inflamação. Nesse caso, torna-se necessária a remoção do dente;
- Pericoronarite: essa doença é caracterizada por uma inflamação na gengiva que cobre o dente;
- Cárie: as lesões caracterizada por "furinhos" nos dentes são chamadas de cáries, podendo causar dor e perda do dente. Caso o paciente esteja com esses pequenos buracos, é importante realizar a obturação para tratar e recuperar a região ou fazer a endodontia (tratamento de canal) se a cárie tiver alcançado a raiz do dente;
- Abscesso dentário: nesse caso, uma bolsa de pus é localizada no dente, pois ocorreu uma contaminação. Com isso, o paciente pode apresentar também mau hálito e dor de dente;
- Gengivite: o estágio inicial da inflamação na gengiva é chamado de gengivite, que pode desenvolver também uma inflamação no dente;
- Periodontite: já no estágio mais avançado da inflamação na gengiva, o paciente desenvolve a periodontite, que pode causar o enfraquecimento ou a perda dental.
Tratamento para desinflamar dente
Quando o dentista constata o problema bucal do paciente, ele se torna apto para iniciar o tratamento, que vai variar de acordo com a causa da inflamação. Se for uma doença periodontal, ele realiza uma limpeza profunda na região bucal, eliminando placas bacterianas e tártaros. Caso seja necessário, ele pode também receitar antibióticos ou anti-inflamatórios.
Em casos de inflamação grave, o profissional não consegue desinflamar dente e precisa extraí-lo. Por isso, é muito importante cuidar da saúde bucal adequadamente para que a inflamação não chegue a esse ponto. A maioria dos problemas bucais poderiam ser evitados se o paciente seguisse recomendações básicas de cuidado, como a higienização diária com escova de dente, fio dental e antisséptico bucal, além de visitas semestrais ao dentista.