Dicas sobre tratamento com dentista especialista em gengiva
Não é novidade que a saúde bucal depende da qualidade de alguns fatores como os dentes, a gengiva e a língua. Quando um deles não está saudável devido à higienização incorreta, toda a região é afetada. Nesse sentido, uma inflamação gengival, por exemplo, é um dos problemas mais comuns que aparecem nos consultórios odontológicos diariamente. Para tratar o caso, recomenda-se uma consulta com um dentista especialista em gengiva, pois ele pode solucionar a situação de forma eficiente e devolver a qualidade ideal da saúde bucal ao paciente.
No geral, existem vários problemas que podem surgir na gengiva, como a gengivite (inflamação), periodontite (inflamação mais grave), fístula (bolinha na gengiva) e a retração gengival. Para cada caso, o indivíduo precisa procurar um tratamento, buscando assim o periodontista, também chamado de dentista especialista em gengiva.
Incômodos na região gengival
Quando a saúde da gengiva não está em dia, é comum que as pessoas sintam dor nessa região. Por isso, é importante observar os sintomas e buscar ajuda para saber a causa da dor. No geral, os principais motivos para os incômodos na região gengival, além das doenças periodontais e retração gengival, são:
- Higienização bucal agressiva;
- Afta;
- Abscesso;
- Sapinho;
- Alterações hormonais;
- Próteses;
- Aparelhos ortodônticos;
- Nascimento do siso.
Tratamentos realizados pelo dentista especialista em gengiva
No consultório odontológico, inicialmente o dentista especialista em gengiva precisa fazer uma avaliação do paciente, por meio de uma análise bucal minuciosa e questionário, buscando entender o histórico de doenças e os hábitos do paciente. Após essa etapa, ele pode pedir alguns exames e, assim, formular o tratamento indicado para o caso.
Se o problema em questão for uma doença periodontal caracterizada por inflamação na gengiva, inicialmente ele realiza uma limpeza geral dos dentes e nas margens da gengiva para que assim seja possível eliminar as placas bacterianas e os tártaros. Caso a inflamação esteja num nível mais avançado, ou seja, tenha sido desenvolvida a periodontite, geralmente o dentista especialista em gengiva não somente realiza a limpeza como também prescreve o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios. Vale lembrar que, caso a inflamação na gengiva não seja tratada, torna-se possível desenvolver o enfraquecimento ou perda parcial ou total do dente.
No caso de uma retração gengival, o tratamento é diferente. A retração gengival é caracterizada por um deslocamento da gengiva, passando assim a desenvolver uma exposição maior do dente. Para tratá-lo nos casos mais avançados, o profissional geralmente faz uma cirurgia chamada enxerto gengival, que consiste em retirar um pedaço de gengiva de uma determinada região e depois colocá-lo onde ocorreu a retração.
Nos casos mais simples, o dentista faz o reposicionamento ao descolar e puxar a gengiva anteriormente retraída. A retração gengival pode causar diversos problemas, como a hipersensibilidade, desenvolvimento de cáries, danificação do osso e inclusive perda dentária. Dessa forma, qualquer anormalidade na gengiva deve ser verificada com um profissional capacitado, de preferência o dentista especialista em gengiva, para que assim o indivíduo não tenha a saúde bucal comprometida para sempre.