Você sabe o que é uma cirurgia ortognática?
A cirurgia ortognática ou cirurgia maxilar é um tipo de procedimento que interfere diretamente nas regiões da face e do maxilar. A cirurgia ortognática permite a correção de vários tipos de deformidades ou anormalidades do esqueleto facial e dos dentes e é recomendada em casos específicos e para pacientes que apresentam essas anomalias.
A palavra ortognática significa mandíbula reta e, portanto, a cirurgia ortognática é realizada justamente para corrigir a condição das mandíbulas. Com isso, em muitos casos, também os dentes são colocados na posição correta e toda a face da pessoa fica alterada. O que muitas pessoas não sabem é que se trata de um tipo específico de cirurgia que somente é realizado em indivíduos adultos ou, em alguns casos, em pessoas a partir dos 16 anos.
Na maioria dos casos, as pessoas que precisam da cirurgia ortognática têm mastigação incorreta e arcos dentários mal posicionadas. Isto acontece devido a desequilíbrios no crescimento da maxila ou da mandíbula ao longo da vida ou até mesmo no momento do nascimento.
Essas anormalidades podem criar vários problemas na função mastigatória, na respiração, na fonação, na saúde da boca e, a longo prazo, modificar enormemente o semblante de uma pessoa. Por isso, a cirurgia é realizada não somente pela orientação do dentista, mas por uma equipe de médicos.
Quando a cirurgia ortognática é recomendada?
Embora se trate de um tipo de cirurgia muito útil e que pode mudar totalmente a vida de um paciente, a cirurgia é sempre um procedimento complexo e não pode ser realizado sem os devidos cuidados. Algumas condições que pedem este tipo de procedimento, são:
- Tipos diferentes de distúrbios de oclusão que não podem ser corrigidos apenas com o tratamento ortodôntico ou com um aparelho dentário;
- O crescimento excessivo da parte inferior da face ou do maxilar, com a presença de uma mordida inadequada, bem como uma mastigação deficitária;
- Quando há um desenvolvimento incompleto da mandíbula, com presença do queixo caído e de grande espaço entre os dentes incisivos superiores e inferiores;
- Se percebida a existência de assimetrias nos dentes e na face, que podem ser mais ou menos graves, com desvio da mandíbula e do queixo;
- Se a pessoa tiver a mordida profunda, ou seja, quando os dentes superiores cobrem excessivamente os dentes inferiores ou ainda a mordida aberta e desalinhada.
Quanto custa uma ortognática?
A realização de cirurgia ortognática é o processo que começa com a visita ao dentista e pode demorar para acontecer, pois precisa de um acompanhamento personalizado e cuidadoso. Quando uma pessoa que procura este profissional, em geral, é porque já se têm dificuldades de fechar a boca adequadamente, percebe que sua face apresenta uma aparência desagradável ou têm dificuldades para mastigar, por exemplo.
A cirurgia, em todos estes casos, vale muito o investimento, pois o médico ortodontista poderá, em diálogo com a pessoa que o procurou, orientar o melhor tipo de intervenção e dar todas as informações necessárias para um pré e um pós-operatório seguro. Após a cirurgia ortognática, os dentes e mandíbulas do paciente estarão em uma nova posição mais equilibrada, funcional e saudável.