Entenda o que é a cárie branca
O surgimento da cárie é bastante comum ao longo da vida, principalmente entre crianças e idosos. Dependendo do estágio, ela pode apresentar diferentes cores. A cárie branca, por exemplo, indica que a lesão foi instalada no dente há pouco tempo, causando a desmineralização.
Nesse caso, torna-se bem mais fácil e eficiente retirar a lesão, já que ela está na fase inicial. Por isso, ao notar o aparecimento da cárie branca, é importante agendar uma consulta com o dentista rapidamente, para que o problema não se agrave em pouco tempo e surja a necessidade de realizar a obturação ou o tratamento de canal.
Tratamento para a cárie branca
Quando descoberta em estágio inicial, a cárie pode ser paralisada e, dessa forma, não contamina o dente ao criar lesões que podem chegar até o canal. Nesse caso, quando o paciente apresenta a cárie branca, geralmente o dentista realiza um procedimento de remineralização do dente na área descalcificada.
O procedimento visa manter a superfície do dente sem placa bacteriana, então o profissional promove uma microabrasão, com a ajuda de ácido fosfórico e pedra pomes. Além disso, costuma-se fazer aplicação de flúor na região lesionada. Vale lembrar que a saliva também ajuda bastante no processo de remineralização, já que possui íons fosfato e cálcio como alguns de seus componentes.
Como evitar a cárie branca
Ainda que seja uma doença bucal bastante comum, é possível evitar o surgimento da cárie por meio de hábitos bem simples no dia a dia. Por isso, recomenda-se ficar atento à qualidade da saúde bucal, seguindo cuidados como:
- Higienização bucal diária e realizada corretamente, por no mínimo três vezes ao dia, unindo escova de dente, fio dental e antisséptico bucal;
- Aderir à alimentação saudável e equilibrada, evitando o consumo excessivo de alimentos com muito açúcar ou carboidrato;
- Utilização de pasta dental com flúor e voltada para a prevenção da cárie também pode ser uma ótima aliada, mas recomenda-se conversar com o dentista para saber qual é o produto ideal;
- Visitas periódicas ao dentista, preferencialmente duas vezes ao ano, para a realização de um check up geral e limpeza nos dentes.
Cárie branca nos dentes do bebê
O surgimento de uma mancha branca no dente do bebê pode assustar os pais, mas vale lembrar que esse é um problema muito comum na infância. Essa coloração diferenciada no dente surge por diferentes motivos, como a formação dos dentes e dos esmaltes, que pode ter desenvolvido a mancha branca. Outro possibilidade é que o bebê esteja com o dente cariado, então precisaria passar pelo processo de remineralização no dentista.
Para evitar que o bebê tenha problemas dentais logo na primeira fase da vida, é importante que os pais cuidem bem da saúde bucal dele. Isso pode ser possível com um plano odontológico infantil, que permite o acesso aos profissionais capacitados para acompanhar a evolução dentária do bebê, além de fornecer tratamentos de prevenção e correção. Dessa forma, a qualidade da saúde bucal da criança pode ficar intacta.