Como atua um aparelho ortodôntico na boca?
O aparelho ortodôntico é uma prótese usada pelo paciente, sob orientação do dentista para alinhar os dentes. Os benefícios após o uso do aparelho ortodôntico são muitas, como uma mastigação correta, a melhor higiene bucal e mudanças estéticas no sorriso e na face. Pela história da odontologia e muitos casos bem sucedidos, ficou provado que o aparelho ortodôntico têm muitas funções e é utilizado pelas pessoas para alcançar diferentes fins, com êxito na maior parte dos casos.
Existem diversos tipos de aparelho ortodôntico, podendo ser fixos ou móveis. Os fixos são os mais conhecidos e possuem algumas características interessantes, tais como:
- São usados para tratar desalinhamentos, pois podem mover os dentes na direção desejada pelo dentista, para obter os resultados desejados;
- São frequentemente usados na última fase ou acabamento do tratamento, ou seja, em algum momento, o uso do aparelho móvel pode ser necessário;
- São cada vez mais bem feitos e bonitos, com cores diferentes que proporcionam beleza e bem-estar já durante o tratamento;
- Por não proporcionar uma fácil higienização, recomenda-se a utilização de enxaguantes bucais após a escovação dos dentes, porque este dispositivo pode também aumentar a proteção contra a cárie dentária.
Como surgiu o aparelho ortodôntico
Pode-se dizer que o aparelho ortodôntico é utilizado há muito tempo, mas a ortodontia, como uma ciência em si, não existia até início do século XIX. O suporte de arame, por exemplo, só foi adicionado em 1819. Esse fato marcou e revolucionou a utilização do aparelho ortodôntico.
Já as famosas borrachas elásticas foram criadas por volta de 1843. Nesta época, importantes médicos especializados e dentistas aprimoraram aparelhos ortodônticos com ferramentas e equipamentos específicos que, realmente, revolucionaram o setor e deram possibilidade de muito mais pessoas melhorarem seus dentes.
Embora as melhorias remontem ao século XIX, já no século XX houve a definição do primeiro sistema de classificação simples para a má oclusão, que ainda hoje está em vigor. Com esses sistema, os dentistas puderam descrever aos pacientes e demais profissionais como os dentes são torcidos, onde os dentes apontam e como os dentes se adaptam.
Tipos de aparelhos ortodônticos
Um dos tipos de aparelho ortodôntico é composto por um dispositivo que contém pequenas placas (também chamadas de plaquetas, telhas ou suportes) que seguram o fio de metal do aparelho. E, muitas vezes, porém por razões estéticas, existem suportes cerâmicos ou compostos que se aproximam da cor natural dos dentes, ou há suportes que são aplicados na superfície interna dos dentes.
Já o aparelho ortodôntico móvel é usado para a correção de oclusões mais graves e de deformidades que além dos dentes, pode interferir diretamente na face de uma pessoa também. O dispositivo móvel permite movimentos limitados dos dentes, gerados por parafusos, molas e arcos, mas possibilitam um reequilíbrio harmonioso da parte interior da face.
Independentemente do tipo de aparelho que for escolhido e orientado pelo dentista, sempre é bom lembrar que o uso adequado de um aparelho ortodôntico pode transformar a vida de uma pessoa.