A evolução do aparelho odontológico estético
Você sabia que pode corrigir seus dentes, formatar o seu sorriso e melhorar sua imagem física sem que seja necessário prejudicar sua aparência estética ou se submeter ao tradicional "sorriso metálico"? Mesmo ainda sendo menos popular que o aparelho convencional, o aparelho odontológico estético está ganhado cada vez mais espaço e credibilidade, ao ser escolhido por pessoas que almejam ter um sorriso perfeito, porém, preferem passar por um tratamento mais discreto e sem grandes alterações de imagem. Apesar de ter vários tipos, o aparelho odontológico estético tem um mesmo princípio em comum, o fato de ser praticamente invisível aos olhos.
Por que usar?
As vantagens oferecidas pelo aparelho odontológico estético são muitas, entre elas podemos citar que:
- O aparelho odontológico estético possuí as mesmas funcionalidades dos metálicos;
- Eles também são tão resistentes quanto os convencionais;
- Independentemente do tempo de tratamento, eles continuaram sempre transparentes;
- Tudo isso com o benefício de ser esteticamente quase imperceptível.
Principais tipos de aparelho odontológico estético:
Aparelho Ortodôntico de Safira:
O aparelho ortodôntico estético feito a base de safira é indicado para as mesmas necessidades de um aparelho convencional, principalmente no que diz respeito ao alinhamento dos dentes. Porém apresenta também algumas vantagens, como por exemplo:
- O fato de ser mais resistente que o modelo de policarbonato;
- O fato de não descolar e nem quebrar com facilidade;
- O fato de apresentar bráquetes translúcidos;
- E o fato de ser praticamente transparente, desaparecendo com a coloração natural dos dentes.
Porém, para que os bráquetes continuem transparentes até o final do tratamento, é necessário trocar as famosas borrachinhas mensalmente, além de evitar o consumo de alimentos e bebidas com tingimentos que podem acelerar o amarelamento das ligas.
Aparelho alinhador:
Se seu objetivo é usar um aparelho odontológico estético realmente invisível, confortável e discreto, este modelo é o que melhor se encaixará nas suas necessidades. Isso acontece porque ele, diferentemente dos outros modelos estéticos e/ou convencionais, é um tipo móvel que elimina até mesmo a necessidade e o uso de bráquetes, elásticos e do próprio arco de correção, característicos de outros aparelhos. Como o nome sugere, o alinhador nada mais é do que uma placa transparente que alinha os dentes. A única desvantagem deste acessório, é que sua placa alinhadora precisa ser trocada periodicamente, segundo a recomendação de um especialista. Vale ressaltar também, que ele não pode ser usados em todos os tipos de situação, sendo indicado apenas aos casos mais fáceis de se resolver, converse com seu dentista para ver se o seu caso suporta e se ajusta ao modelo.
Aparelhos autoligados transparentes:
Considerado pelos especialistas como os mais modernos do mercado, os aparelhos autoligados transparentes estão entre os mais discreto, pois eliminam, por completo, o uso das borrachinhas e outros ligamentos elásticos. Isso se deve, principalmente, pelo formato dos bráquetes, que prendem o fio metálico na confecção do próprio fio, que por ser termoativado, não precisa de elásticos. Outra vantagem deste tipo de modelo é que ele, além de ser indicado para todos os casos, também diminui as visitas ao dentista e facilita a higienização.