O moderno e confortável aparelho dentário
O aparelho dentário é uma prótese ou dispositivo colocado nos dentes do paciente, sob orientação do dentista. O aparelho dentário tem o objetivo de alinhar os dentes, a fim de melhorar a mastigação e também melhorar a estética do sorriso e da face de maneira geral. Desse modo, o aparelho dentário proporciona muitas vantagens e é muito utilizado por crianças, jovens e adultos, que contam com o procedimento para resolver problemas que podem ter se arrastado por muito tempo.
O aparelho dentário mais comum funciona com suporte de arame, que aliás é um método que revolucionou a utilização do aparelho dentário e funciona com auxílio de uma borracha elástica. Essas borrachas e ligas, que fazem parte do aparelho estão disponíveis em diferentes cores, tornando-se um acessório para o sorriso. O dispositivo consiste em pequenas placas que seguram o fio de metal do aparelho, o principal meio de endireitar os dentes.
Como surgiu o aparelho dentário?
O aparelho dentário é utilizado há muitas décadas, mas só no século XIX médicos especializados e dentistas aprimoraram os aparelhos com ferramentas e equipamentos específicos, que tornaram possíveis melhorar, de forma eficaz, a disposição dos dentes de uma pessoa.
Porém, ainda no século XX, houve a definição do primeiro sistema de classificação simples para a má oclusão, que ainda hoje está em vigor. Tal classificação tornou possível aos dentistas descrever como os dentes são torcidos, onde os dentes apontam e como os dentes se adaptam, sendo um estudo aprofundado para uso do aparelho dentário.
Benefícios e procedimentos
Hoje, além de prático, o aparelho dentário é bonito e causa melhoras na vida do paciente não somente após o uso, mas até mesmo durante o tratamento. Existem aparelhos fixos e móveis. Algumas características dos fixos, são:
- São muito difundidos e usados para diferentes tipos de tratamento;
- São frequentemente usados na última fase ou acabamento do processo;
- São usados para para tratar desalinhamentos, pois podem mover os dentes na direção desejada;
- Recomenda-se a utilização de enxaguantes bucais após uma escova de dentes, como proteção contra a cárie.
Um aspecto negativo do aparelho dentário fixo é que ele dificulta a higienização dos dentes. Já o aparelho dentário móvel, é usado para a correção de oclusões mais graves e de deformidades que além dos dentes, pode interferir no desenho facial. Ele pode ser retirado para uma boa higienização dos dentes e apresenta-se de diferentes formas.
O aparelho dentário móvel, por sua vez, é composto por parafusos, molas e arcos, que permitem um reequilíbrio harmonioso da parte interior da face, do ponto de vista funcional e estético, sendo assim muito vantajoso em casos específicos.
Existem, ainda suportes cerâmicos ou compostos que se aproximam da cor natural dos dentes, e também o aparelho dentário transparente. Alguns desses modelos são aplicados na superfície interna dos dentes e fica quase invisível do lado de fora, ou seja, quase imperceptível para quem vê.
Com ajuda do dentista, o paciente poderá escolher o melhor tipo de aparelho dentário, tendo em vista que que o uso adequado pode transformar a vida de uma pessoa, melhorar sua auto-estima e proporcionar mais conforto e o melhor de tudo, é um tratamento que dura pra vida toda.