Conheça as opções de aparelho bucal
Conseguir um sorriso bonito e corretamente alinhado por meio do aparelho bucal é uma experiência que demanda do paciente itens como dinheiro, tempo e paciência. No entanto, é importante adiantar que todo o esforço vale a pena, porque os pacientes que fazem o tratamento ortodôntico costumam ficar muito satisfeitos com o resultado final.
Com o avanço da tecnologia na área da ortodontia, atualmente se torna possível escolher um aparelho eficiente, sutil e financeiramente acessível. De qualquer forma, algumas pessoas preferem contratar convênios dentais para que todo o tratamento seja ainda mais barato e prático.
Tipos de aparelho bucal disponíveis no consultório
O tratamento ortodôntico é a principal recomendação para pessoas que desejam fazer correções sutis nos dentes ou modificar o alinhamento da arcada dentária e dos ossos maxilares, tanto por motivos estéticos quanto funcionais. Caso a ortodontia não solucione o problema, o dentista costuma indicar a realização da cirurgia ortognática, conhecida também como bucomaxilo, que baseia-se no estabelecimento da harmonia facial que foi impossibilitada pela disfunção óssea.
Quando o paciente chega ao consultório odontológico em busca de um aparelho bucal, ele possui diversas opções para escolher. No entanto, o dentista precisa verificar o problema dental do paciente para indicar quais tipos de aparelho são recomendados. Nesse sentido, as opções são:
- Aparelho fixo metálico: é a escolha mais comum e barata dentre os tipos de aparelho bucal, caracterizado por possuir bráquetes metálicos e realizar os movimentos necessários dos dentes e das arcadas dentárias
- Aparelho fixo estético de porcelana: por ser mais sutil que o aparelho fixo metálico, o aparelho de porcelana vem se popularizando bastante ao longo dos últimos anos, já que é feito de um material bastante resistente e a coloração é próxima da cor natural do dente;
- Aparelho fixo estético de policarbonato: esse é o aparelho estético mais barato, mas também o menos recomendado, porque o material mancha com facilidade e não apresenta a resistência ideal;
- Aparelho fixo estético de safira: entre as opções de aparelho estético, esse é o mais sutil e caro de todos;
- Aparelho invisível: fabricado com acetato transparente, o aparelho invisível se assemelha à placa de bruxismo. Ele é facilmente removível, mas não é indicado para todos os casos, pois pacientes com desalinhamento grave das arcadas dentárias necessitam de um tratamento ortodôntico mais robusto;
- Aparelho lingual: esse tipo de aparelho bucal conta com a mesma estrutura do fixo metálico, mas é posicionado atrás dos dentes, tornando-se, assim, bastante sutil.
Benefícios do tratamento ortodôntico
Ao utilizar um aparelho bucal corretamente e pelo tempo recomendado pelo dentista, o paciente consegue diversas vantagens. Afinal, o aparelho possibilita uma notável melhoria nas funções de mastigação, respiração e da fala, além de aumentar a confiança e a autoestima do paciente.
O desalinhamento dos dentes pode causar dor, então o tratamento ortodôntico possibilita que o desconforto desapareça. Nesse sentido, os dentes tortos ainda acumulam bactérias mais facilmente, provocando o surgimento de doenças bucais. Dessa forma, o aparelho bucal também previne que o paciente tenha problemas de saúde na região da boca.