Como acabar com mau hálito da garganta?
O mau hálito, cientificamente chamado de halitose, é um problema que atormenta muitos brasileiros diariamente, seja por motivos fisiológicos que envolvem a falta de cuidados e a má higienização bucal ou por motivos patológicos causados por doenças crônicas, respiratórias, digestivas ou passageiras, que aparecem apenas pontualmente, como por exemplo a febre e a dor de garganta. Para se ter uma ideia de como este problema é milenar, até a Bíblia, no livro Gênesis, já fazia menção a tratamentos refrescantes para acabar com mau hálito da garganta.
Como evitar a halitose:
Algumas dicas e hábitos simples e corriqueiros podem resolver ou, pelo menos, aliviar este problema. Tais como:
- Uma boa higienização bucal, alinhada ao uso de fio dental;
- Realizar bocejos e gargarejos com antissépticos orais, sobretudo à noite;
- Escovar a língua e a região posterior dos dentes;
- Beber, pelo menos, dois litros de água por dia, para evitar desidratação e o ressecamento da boca;
- Evitar o excesso de produtos gordurosos, de café e de bebidas alcoólicas;
- Para de fumar;
- Alimentar-se bem no café da manhã e evitar longos períodos de jejum, principalmente a noite e de manhã.
Causas do mau hálito:
Mais de 80% dos casos de halitose se originam na própria boca, sendo causados (naturalmente) por bactérias que vivem em nosso organismo e atuam sobre os alimentos que ingerimos. Muitas delas são capazes de produzir gases com odores fortes durante o processo de metabolização de materiais orgânicos, sobretudo das proteínas, gerando aquele odor característico. Neste caso, apenas uma boa escovação já seria o suficiente para acabar com mau hálito da garganta.
A saburra lingual, caracterizada por um embranquecimento da língua, é outro fator comum de mau hálito. Essa placa de bactérias aparece, normalmente, associada a uma falta de escovação na língua (região esta que concentra, boa parte do contato com os alimentos). Escovar a língua diariamente e beber bastante água para manter a boca sempre hidratada são simples maneiras de diminuir o aparecimento da saburra e, consequentemente, acabar com mau hálito da garganta.
Um tipo de mau hálito extremamente comum, corriqueiro e, na maioria dos casos, passageiro é aquele que ocorre no momento em que acordarmos. Este tipo de mau hálito pode ser ocasionados por dois fatores habituais:
- Dormir de boca aberta, o que leva um ressecamento da mesma.
- O jejum não intencional praticado durante o sono, que pode chegar até mais de 10 horas.
Outras doenças que podem ocasionar este mau cheiro são a cirrose, a insuficiência renal, a febre, a dor de garganta, a diabete, a úlcera, o refluxo gastroesofágico e as doenças respiratórias, como a sinusite, por exemplo. Nossos hábitos diários também influenciam (e muito) no nosso hálito. Consumir cigarros, bebidas alcoólicas e café em excesso também podem ocasionar o mau cheiro.
Alguns alimentos como alho e cebola, também são capazes de causar uma halitose passageira que pode perdurar por algumas horas. Mas na grande maioria dos casos, a escovação e higienização bucal são o suficiente para acabar com mau hálito da garganta. Acompanhar, constantemente, um dentista também acaba sendo muito importante durante o tratamento da halitose, visto que este profissional é capaz de identificar as causas e indicar os meios mais rápidos para acabar com mau hálito da garganta.