Abscesso dentário uma infecção perigosa causada pela má higiene bucal
Um abscesso dentário se trata do acúmulo de pus por conta de uma infecção bacteriana na boca. Ele pode ocorrer em diferentes regiões como na raiz do dente ou na gengiva junto a raiz do dente. Por vezes o abscesso dentário poderá aparecer provocando um inchaço doloroso repleto de pus, que se não for devidamente drenado, deixará a área inchada e dolorida. Existem dois tipos de infecção, o abscesso periodontal, que normalmente é causado por uma infecção entre o dente e a gengiva e o abscesso periapical, surge no ápice da raiz do dente e se espalha para o osso adjacente.
O que fazer?
A maioria dos abcessos dentários são extremamente doloridos, por isso geralmente o paciente procura um especialista mais rapidamente, porém existem infecções que podem causar pouca ou nenhuma dor bucal. Vale ficar atento a áreas doloridas ou que apresentem sensibilidade ao escová-las, uma vez que se o problema não for devidamente tratado, a infecção pode durar por muito tempo, além de prejudicar o dente e o osso adjacente.
O abcesso dentário é algo grave uma vez que se trata de um a infecção que pode vir a se espalhar pelo corpo, por isso a ida a um consultório dentário é de extrema importância nessa situação. Caso sinta ou veja algo semelhante a uma espinha na gengiva passe a enxaguar a boca várias vezes ao dia com uma solução de água morna e sal, isso ajudará a drenar o pus e aliviar a pressão do abscesso dentário, mas a visita ao dentista não será descartada.
Quais os procedimentos no consultório odontológico?
Pelo abscesso dentário ser uma infecção que pode vir a causar maiores problemas de saúde, a visita ao dentista não pode ser evitada, uma vez que somente um profissional poderá diagnosticar as causas para o surgimento do abscesso dentário e assim prosseguirá com os procedimentos necessários para controlar a infecção bacteriana. A maior parte dos abcessos gengivais tem uma melhora após os seguintes procedimentos:
- Localizar a região que apresenta o abscesso dentário;
- Limpar a área afetada completamente;
- Expelir o pus preso da região;
- Tratar a infecção.
Existem diversas formas de tratar um abscesso dentário, podendo ser através de uma incisão e drenagem do abscesso, nesse caso o dentista faz um pequeno corte no abscesso dentário, retira o pus e higieniza a área com uma solução salina. Agora, se o caso for mais grave pode ser que seja preciso realizar um tratamento de canal, para isso o profissional remove o tecido atingido do dente usando uma broca e drena o abscesso, em seguida o dentista veda a cavidade e canais radiculares do dente.
Vale lembrar que somente um profissional dentista pode indicar o tratamento ideal para cada caso e que o abscesso dentário não se cura sem ele, porém uma higiene bucal adequada é fundamental para evitar esse tipo de problema no dente, além das visitas regulares ao dentista que ajudarão você sempre manter uma boa saúde bucal.